Quem sou eu

Minha foto
Eu sou uma pessoa simples, extrovertida... Gosto de me comunicar com as pessoas.Trabalho na area da educação e acredito muito que so a educação tansforma uma sociedade.

USO DAS TECNOLOGIAS NA DRE/DIANOPOLIS

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

SUGESTÃO DE PLANO DE AULA

Plano de Aula
Bloco de Conteúdo
Língua Portuguesa
Conteúdo
Leitura
Objetivo
- Identificar fontes confiáveis para pesquisa na internet.

Conteúdo
- Procedimentos de seleção de fontes de pesquisa

Anos
3º ao 5º.

Tempo estimado: Duas aulas.

Material necessário: Computadores com acesso à rede.

Desenvolvimento
- 1ª etapa
Escolha um tema de estudo com seus alunos e estabeleça os pontos mais importantes para investigar, definindo as perguntas que devem ser respondidas na pesquisa.
- 2ª etapa
Na sala de informática, pergunte se eles conhecem sites que servem para fazer pesquisa. Aproveite a oportunidade para explicar como funcionam. O Google, por exemplo, tem um enorme banco de dados e busca nele a palavra ou frase pesquisadas sem levar em consideração se as informações do site são certas ou erradas.
- 3ª etapa
Entre no Google e pergunte quais são as melhores palavras-chave para o tema pesquisado? Mostre que, quanto mais específicas ela ou a frase são, melhores os resultados.
- 4ª etapa
Proponha uma situação-problema, levando dois sites que possuam informações conflitantes sobre o tema. Pergunte: "Em qual confiar?"
- 5ª etapa
Responda a questão da etapa anterior deixando a turma pesquisar. Caso o aluno entre no primeiro link e imprima as informações sem verificar se elas são corretas, discuta os critérios para selecionar sites confiáveis e pertinentes. O primeiro passo é verificar a terminologia deles: .org refere-se a sites de organizações não-governamentais, .com a sites comerciais e .gov a sites do governo. Depois dessa explicação, lance a pergunta: a pessoa ou a instituição têm acesso a informações confiáveis ou estudam o tema? Apresente também seus sites de confiança, explicando suas escolhas.
- 6ª etapa
Oriente os alunos a selecionar três sites para a pesquisa. Peça que eles expliquem critérios de escolha e certifiquem-se de que as informações obtidas respondem aos questionamentos da pesquisa.
Avaliação
Programe uma próxima visita ao laboratório de informática e observe se os alunos utilizam palavras-chave adequadas ao conteúdo pesquisado, escolhem os sites verificando sua procedência e se analisam de forma correta sua confiabilidade. Avalie também os argumentos utilizados em relação a todas essas opções.

2 comentários: