Quem sou eu

Minha foto
Eu sou uma pessoa simples, extrovertida... Gosto de me comunicar com as pessoas.Trabalho na area da educação e acredito muito que so a educação tansforma uma sociedade.

USO DAS TECNOLOGIAS NA DRE/DIANOPOLIS

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CURRICULO E AS TICS

O que é Currículo e o processo de Integração Tecnologia ao Currículo

Um currículo resulta de escolhas que devem levar em conta não apenas “o que” deve ser ensinado e “como” deve ser ensinado, mas principalmente “por que” este conhecimento deve ser ensinado. O que levou a opção por estes e não por outros conhecimentos? Quais são os interesses que estão por trás destas escolhas?O currículo precisa ser entendido como um processo de construção social, atravessado por relações de poder “que fizeram e fazem com que tenhamos esta definição determinada de currículo e não outra, que fizeram e fazem com que o currículo inclua um tipo determinado de conhecimento e não outro”(Silva 2002,p.135)
O currículo vigente na maioria das escolas caracteriza-se pela fragmentação, onde trabalha-se com fenômenos isolados e apresentados fora de um contexto histórico, social, político, cultural e fora da realidade dos/as estudantes.Desse modo entendo que o Currículo deve ser flexível e adequado a realidade escolar, fazendo com que a aprendizagem seja contextualizada e significativa.
Quando referimos as contribuições das tecnologias para o desenvolvimento do Currículo, entendo que estas não só fortalecem o ensino aprendizagem como permitem maior produtividade e interatividade professor aluno, pois seja qual for a tecnologia utilizada o professor deverá explorá-la da melhor maneira possível. “O papel do professor, tanto na sala de aula tradicional, quanto no ambiente online, é, sem dúvida, o de garantir que algum processo educativo ocorra entre os alunos. [...] No ambiente online o papel do professor torna-se o de um facilitador”. (PALLOFF e PRATT, 2002, p. 102).
A integração efetiva das tecnologias como componente curricular, não se dá apenas levando os alunos a sala de informática, utilizando meramente um data-show, montando uma escola com muitos recursos tecnológicos enfim para que haja êxito nesta relação currículo/tecnologia, antes de tudo a atividade deverá ser bem planejada tendo a tecnologia como mais uma ferramenta que enriquecerá prática do professor.

Um comentário:

  1. Olá, Valéria! Dicas muito importantes essas. Parabéns pela escolha do tema para a postagem. Abraço!

    “O tempo é uma ilusão que traz em si a mais dura realidade, a finitude” (Jefhcardoso)

    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir