Quem sou eu

Minha foto
Eu sou uma pessoa simples, extrovertida... Gosto de me comunicar com as pessoas.Trabalho na area da educação e acredito muito que so a educação tansforma uma sociedade.

USO DAS TECNOLOGIAS NA DRE/DIANOPOLIS

domingo, 21 de novembro de 2010

Possiveis Mudanças...

O texto do Pedro Demo nos remete uma realidade que é inevitável: temos que inserir a tecnologia na escola, antes que esta se torne uma instituição do passado. As crianças hoje, pode-se dizer estão muito a frente de nós professores, porque já nasceram em um mundo globalizado onde as tecnologias se renovam a cada instante. A escola deve aproximar-se cada vez mais desta realidade porque o ensino transcende as práticas rotineiras de quadro-giz, atividades nos livros e cadernos, e como já diziam “alunos enfileirados” em suas carteiras, a própria linguagem evoluiu, muitos paradigmas ficaram para traz, hoje convivemos mais com gêneros textuais como e-mails que cartas, telegramas etc.Nossos alunos participam de redes de relacionamento como orkut, facebook, blogs, enfim utilizam linguagens tecnológicas que muitas vezes desconhecemos.Desse modo, acredito que devemos sim mudar nossa prática, renovar as estratégias e buscar tornar a escola mais atrativa possível para essa geração e as outras que estão por vir...temos aí um grande desafio...
Respondendo aos questionamentos:
• Será que usando computadores e internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes? Acredito que não utilizando as Tics a aula se torna bem mais atrativa e dinâmica, permitindo maior aprendizado e interação aluno/aluno e professor aluno.
• Será que haverá mudanças na nossa atuação docente?Depende da vontade de cada profissional em atualizar-se e tornar os recursos tecnológicos um instrumento que irá enriquecer sua prática.
• O que mudará na aprendizagem do aluno?O ensino tornará contextualizado e a forma de aprender mais prazerosa.
• Que novos aspectos vão requerer mais atenção de nossa parte?
Acredito que um bom planejamento é fundamental (organização do espaço,manuseio e conhecimento da tecnologia a ser utilizada,programação do tempo etc)
• Podemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?Sim.O professor deverá ter criatividade para criar novas estratégias, conforme a aula planejada pensando naquela que melhor favoreça a aprendizagem dos seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário